28/07/2017

Santana do Livramento - Obra uruguaia do aeroporto binacional é liberada

Mais um passo importante para a binacionalização do aeroporto de Rivera foi anunciado na tarde de ontem. A informação veio com o  presidente da Comissão do Mercosul, deputado Frederico Antunes (PP), após reunião com o  ministro dos Transportes do Uruguai, Victor Rossi.

Interesse
Segundo Antunes, o Ministro ratificou o interesse do país vizinho no projeto de uso compartilhado do aeroporto internacional de Rivera.
Segundo o deputado, durante a reunião Rossi destacou que o Brasil e o Uruguai fecharam acordo para a utilização do aeroporto. Ele disse também que há consenso pelo tema do aeroporto de Rivera, que terá seu uso compartilhado com Sant’Ana do Livramento.
 
Custos e obras
De acordo com as informações passadas pelo deputado, o uso do aeroporto como sendo binacional, haverá redução dos custos operacionais e as obras necessárias já estão em andamento. Quando da retomada dos voos, as tarifas aeroportuárias serão cobradas como se fossem voos nacionais. “Estamos chegando finalmente a um ponto em que aquilo que era sonho pode se concretizar em realidade. Há a melhor disposição para encontrarmos as soluções adequadas para questões como controle, imigração, aduana e comércio, entre outras”, disse o ministro.
A respeito das obras de melhoria da cabeceira da pista e do cercamento do aeroporto, Rossi disse ao deputado que neste segundo semestre esses procedimentos estarão concluídos.
 
Sintonia
O momento serviu também para que Frederico parabenizasse o trabalho do ministro Victor Rossi e das autoridades uruguaias e brasileira. “Há plena sintonia a favor do projeto. É uma ideia em que todos só tem a ganhar. Tenho certeza que esse sonho irá sair do papel”, disse o deputado.
O próximo passo, segundo Antunes, é a manifestação da Azul a respeito do estudo de demanda para a utilização do aeroporto de Rivera entregue no início de julho pela  vice-prefeita de Sant’Ana do Livramento, Mari Machado, ao secretário Nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, e à diretoria da Azul - Linhas Aéreas.