04/05/2016

Bagé - Abertura de nova CPI deve ser votada amanhã

A solicitação do vereador Carlinhos do Papelão (PTB), para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara de Bagé, para investigar os gastos da prefeitura com a manutenção da frota de veículos foi protocolada, oficialmente, ontem. Agora, a expectativa é pela votação pela abertura da apuração e formação do grupo de parlamentares, o que pode vir a ocorrer já na sessão ordinária de amanhã.

O documento encaminhado pelo petebista à casa, na prática, já demonstra sinais de que conta com o apoio necessário para a instauração da CPI, até porque sete dos 17 vereadores da atual legislatura, no momento do protocolo, já haviam assinado o pedido.

Vale lembrar que para uma comissão de Inquérito ser instaurada é preciso apoio da maioria dos parlamentares. E isso deve ser conhecido já amanhã, até porque a solicitação deve ser incluída na pauta. E, caso o desfecho seja favorável à solicitação, o grupo já deve ser formado na data.

Conforme consta no pedido, a CPI terá 90 dias para realização das apurações, a partir de sua instauração, podendo o prazo ser prorrogado por igual período.

Justificativa

Para instaurar a CPI, o pedido sustenta a necessidade de averiguação de possíveis irregularidades na contratação de oficinas mecânicas e nas despesas em manutenção de veículos, máquinas e equipamentos pesados da prefeitura.

Papelão, aliás, já havia comentado à coluna – citação publicada na edição de ontem – que, entre outubro de 2014 e o mesmo mês de 2015, o montante gasto com a manutenção de veículos totalizou R$3 589 623,23. “As irregularidades também aparecem na contratação de oficinas terceirizadas com dispensa de licitação, argumenta ele.

O parlamentar, ontem, lembrou que, ainda em março deste ano, já havia feito a entrega da denúncia ao auditor público do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Luís Francisco Sena. Antes disso, em janeiro, ele já havia sustentado sua tese de existência de irregularidades junto ao parlamento.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br