30/04/2014

Rua Coronel Pedroso passa a ter trânsito de mão única

Desde a última segunda-feira, motoristas que trafegavam pela rua Coronel Pedroso,
Secretaria já instalou sinalização e orienta motoristas desavisados na via
Secretaria já instalou sinalização e orienta motoristas desavisados na viaCrédito: ANTÔNIO ROCHA
...nas proximidades da Catedral de São Sebastião, tiveram uma surpresa. A rua, antes de mão dupla, permite agora apenas o tráfego sentido oeste/leste.
A medida foi tomada para garantir a segurança dos estudantes da escola Vasco da Gama. O secretário de Transporte e Circulação do município, Antônio Luiz Arla da Silva, explica que por se tratar de uma rua muito estreita, dificultava o trânsito em duas mãos e colocava os estudantes em risco, especialmente durante as primeiras horas da manhã e da tarde, durante entrada e saída das aulas.
Para garantir a ordem durante os primeiros dias de adaptação dos motoristas, uma equipe da SMTC permanece no local, realizando fiscalização e orientação dos condutores. "Nós já colocamos toda a sinalização necessária, mas a equipe está lá orientando durante a adequação do trânsito na rua",ressalta.
 
Carga e descarga
Para desafogar o trânsito no centro da cidade, a implantação de novos pontos de carga e descarga de produtos para o comércio está sendo estudada. 
Arla conta, que como o centro da cidade é a zona comercial mais forte, e tem o trânsito mais intenso, fez-se necessário um projeto que prevê novos pontos para que caminhões de carga possam estacionar para realizar a carga e descarga de produtos para os lojistas.
Como a avenida Sete de Setembro já está com todas as quadras ocupadas pelo estacionamento rotativo, a intenção é aplicar essas áreas em ruas próximas, como General Osório, Marechal Floriano e Bento Gonçalves.
A medida ainda não tem data para entrar em vigor, já que apenas o projeto está em execução no momento.
Além disso, a secretaria executa outra ação. Arla conta que desde a última semana, a SMTC, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), está realizando a fiscalização de veículos que realizam o fretamento de pessoas, como vans escolares. Ao total, devem ser avaliados 47 veículos.
A intenção da ação é garantir a segurança dos passageiros, verificando se os automóveis correspondem às exigências dos órgãos de fiscalização. Os dados de cada automóvel constarão em um laudo, que será avaliado por técnicos do Crea.
Arla adianta que caso os veículos não estejam adaptados, o motorista recebe multa de R$ 648,73.